INSTRUTOR DE VOO (PRÁTICO)

Trata-se de uma excelente oportunidade para quem deseja adquirir experiência antes de alçar a novas oportunidades na aviação comercial.
Considerado por muitos como porta de entrada para o mercado da aviação, o curso é imprescindível para quem ministra instrução prática, ou seja, é ele que permite que o Piloto atue como instrutor em Escolas de Aviação Civil.
O treinamento prático da Volare é composto por uma carga horária mínima de 25,5 (vinte e cinco e meia) horas de voo, divididas em três fases distintas, são elas: Adaptação, Preparação do Instrutor e Navegação. Ao término o Piloto é submetido a uma avaliação junto a um Examinador Credenciado pela ANAC, que determinará se o aluno já é apto a ser habilitado.
O candidato a uma licença de Instrutor de Voo – Avião, deverá ter completado 18 anos, ter concluído o ensino médio, ser titular de licença de piloto comercial na categoria de aeronave pretendida e ser titular de CMA (Certificado Médico Aeronáutico) de 1 classe válido – em Londrina o exame pode ser feito na clinica Aeromédica (telefone 43-33237064).

Para concessão da licença, os requisitos de conhecimentos teóricos deverão ser os seguintes: ter completado, com aproveitamento, o curso teórico de instrutor de voo aprovado pela ANAC e ter sido aprovado em exame teórico da ANAC para a licença referente à categoria que pretenda obter a licença.

 

O Curso é dividido nas seguintes fases:

  1. Adaptção: 5,5 horas de voo
  2. Preparação do Instrutor: 16 horas de voo.
  3. Navegação: 04 horas de voo.

 

Após a conclusão do treinamento prático, o aluno é submetido           a um voo de cheque, com um examinador credenciado pela ANAC, que avaliará se o aluno está apto a receber sua licença; é possível fazer o voo de cheque na própria escola.

 

Para matricula é necessário que o aluno apresente os seguintes documentos:

  1. RG (cópia autenticada);
  2. CPF (cópia autenticada);
  3. Titulo de Eleitor (cópia autenticada);
  4. Certificado Militar (cópia autenticada);
  5. Comprovante de escolaridade (cópia autenticada);
  6. Extrato do CMA (disponível no site da ANAC);
  7. Extrato de Banca (disponível no site da ANAC);
  8. 02 Fotos 3×4

 

Para o voo de cheque é necessário que o aluno recolha as seguintes GRU:

  1. Número 97 – Avaliação de experiência de voo (disponível no site da ANAC);
  2. Número 116 – Emissão da licença de INV-A (disponível no site da ANAC).
Exigências da ANAC (RBAC61):
(5) experiência: ter, pelo menos, o seguinte tempo de voo como piloto:
(iii) 02 (dois) anos após a data de publicação deste Regulamento (publicado em 22/06/2012), o solicitante deve possuir a experiência requerida para a concessão de uma licença de piloto comercial apropriada à categoria de aeronaves corresponde à licença na qual será averbada a habilitação de instrutor de voo, exceto para a habilitação de instrutor de voo por instrumento, quando, então deve comprovar, adicionalmente, possuir experiência mínima de 50 (cinquenta) horas de voo IFR real em comando. A partir de 02 (dois) anos após a data de publicação deste Regulamento, o solicitante deve possuir 200 (duzentas) horas de voo como piloto em comando na categoria de aeronave para a qual requeira sua habilitação de instrutor de voo, sendo que, pelo menos 15 (quinze) dessas horas devem ter sido realizadas nos 6 (seis) meses precedentes a sua solicitação;
(iv) para ministrar instrução de voo em aviões multimotores, helicópteros e aeronaves de sustentação por potência, o solicitante deve possuir, adicionalmente, um mínimo de 15 (quinze) horas de voo como piloto em comando no mesmo modelo de aeronave para qual pretenda ministrar a instrução de voo; e
(6) proficiência: demonstrar, em aeronave ou simulador de voo da categoria para a qual é solicitada a habilitação de instrutor de voo, a habilidade para ministrar instrução nas áreas correspondentes ao grau de proficiência exigido para as demais habilitações de que for titular e nas quais pretende ministrar instrução de voo, abrangendo reunião anterior ao voo (briefing), reunião posterior ao voo (debriefing) e instrução teórica apropriada.
*Se deseja obter informações mais detalhadas acerca dos cursos oferecidos pela Volare, nos encaminhe um e-mail com suas dúvidas; nossa equipe estará sempre de prontidão para atendê-lo.